10 de junho de 2019

Retrofit

Retrofit

Algumas construções antigas que precisam ser reformadas, porém tem exigências como as de se manter suas características arquitetônicas originais, podem optar pelo Retrofit.

Realizar Retrofit numa construção significa revitalizá-la, preservando aspectos originais e adaptando-a às exigências e padrões atuais. O termo vem de duas expressões:  “retro” que quer dizer “movimentar-se para trás” e inglesa “fit” cujo significado é “adaptação”.

 

A diferença entre os conceitos:

Reforma: é o nome que se dá a uma mudança de forma (esta entendida no sentido amplo), uma modificação na forma, na natureza ou no tamanho de algo, a fim de aprimorá-lo. Este verbo, por sua vez, significa voltar a formar, refazer, modificar algo. A reforma costuma ser uma iniciativa ou um projeto que procura implantar uma inovação ou conseguir uma melhoria em algum sistema ou numa estrutura. Também pode ser realizado através de pequenos reparos, ou seja, aquilo que não estava agradável aos olhos do dono, e ou que já tenha se passado muito tempo de sua construção inicial.

Restauração: Restauro é uma intervenção feita sobre um bem histórico, visando manter sua identidade, seus aspectos característicos de época e sua autenticidade, para que futuras gerações tenham acesso ao estilo cultural histórico com o máximo possível de sua identidade original.

Também é importante manter a função original da obra e é fundamental que se busque fazer uma assimilação com os materiais e estilos construtivos originais da edificação, para que se tenha assegurado o seu valor histórico.

Retrofit: Surgido na Europa e Estados Unidos, o conceito de “Retrofit”, significa “colocar o antigo em forma” (retro do latim “movimentar-se para trás” e fit do inglês, adaptação, ajuste), termo cada vez mais ouvido no mercado de construção civil, aplicado ao processo de revitalização de edifícios. Mais do que uma simples reforma, ele envolve uma série de ações de modernização e readequação de instalações. O objetivo é preservar o que há de bom na construção existente, adequá-la às exigências atuais e, ainda, estender a sua vida útil.

Onde aplicar o Retrofit?
Qualquer tipo de edificação pode passar por um retrofit, porém é aconselhável que seja feito um estudo para verificar se é realmente viável empregá-lo. Alguns casos onde aplicar o retrofit é uma boa alternativa são:

•Patrimônios históricos tombados.

•Marcos importantes.

retrofit

COMPARTILHE: