7 de fevereiro de 2022

Tipos de mantas asfálticas

Close-up of heating and melting of bitumen rolls.

A norma vigente NBR 9952 ‑ Manta asfáltica com armadura para impermeabilização – Requisitos e métodos de ensaio ‑ contempla 4 tipos de mantas: I, II, III e IV.

Cada um possui parâmetros específicos relacionados a espessura, resistência à tração, absorção d’água, flexibilidade à baixa temperatura, resistência ao impacto, puncionamento estático, escorrimento, estabilidade dimensional, envelhecimento acelerado e flexibilidade após envelhecimento acelerado.

Assim, a escolha de cada tipo depende das características da obra. Outro detalhe importante é o acabamento: ele pode ser em polietileno, alumínio, geotêxtil, ardósia etc.

O que é manta asfáltica?

A manta asfáltica é feita com material asfáltico modificado ‑ acrescido de elastômeros, plastômeros ou polímeros para garantir mais durabilidade e maior elasticidade ‑, armado com vários materiais, sendo os mais comuns filme polietileno, poliéster, borracha e fibras de vidro.

Esses materiais estruturantes têm atributos próprios, podendo conferir à manta asfáltica maior resistência à perfuração, ou menor custo, ou maior resistência ao puncionamento, entre outras propriedades.

Os polímeros adicionados ao asfalto, além de garantirem o desempenho da manta asfáltica, também dão a ele características singulares, com alguns oferecendo maior resistência aos raios UV, enquanto outros proporcionam maior elasticidade e resistência.

Por isso, a especificação correta da manta asfáltica para cada área é fundamental para o sucesso da impermeabilização. Suas características de peso, espessura, alongamento e resistência são predefinidas durante a fabricação.

E, para ter um desempenho satisfatório e de qualidade, escolha DRYKO Impermeabilizantes. Uma linha moderna e pensada para a nossa realidade climática. Acesse o nosso site e descubra as várias opções que oferecemos.

Com DRYKO não tem tempo ruim.

COMPARTILHE: