20 de maio de 2019

Manutenção da Impermeabilização.

Todo sistema impermeabilizante tem uma vida útil determinada e precisa de uma manutenção da impermeabilização.

Esse tempo pode durar de 25 a 30 anos, dependendo de alguns fatores. Terminado esse ciclo de vida, faz-se necessário uma manutenção adequada. Essa manutenção periódica, pode impedir o surgimento de problemas maiores.

Nas fachadas, beirais, coberturas, piscinas, lajes, banheiros, reservatórios, etc., deverá existir impermeabilização. Se durante a construção do empreendimento a impermeabilização for bem aplicada, alguns dos sistemas duram em média de 5 a 7 anos. As mantas asfálticas tendem a ter uma durabilidade maior, pois tem espessura contínua, controlada na fabricação. Em sistemas simples, as mantas duram mais de 10 anos, e em sistemas de dupla manta essa durabilidade pode subir para 20 anos ou mais.
Indo na onda da manutenção preventiva, podemos melhorar o desempenho dos sistemas impermeabilizantes com alguns cuidados.

Caimento:
Verifique sempre se as áreas a serem impermeabilizadas estão com o caimento correto em direção aos pontos de escoamento de água (ralos). Caso não estejam, a água fica empoçada e com o tempo essa água tende a se infiltrar nas paredes e rejuntes.

Intervenções:
Todas as intervenções (antenas, ar condicionado, tubos e dutos, etc, devem ser instalados) devem ser executadas antes da impermeabilização ser aplicada. Furos para instalação destes elementos, causam danos a impermeabilização que podem ser muito danosos a estrutura, pois a água que infiltra, percola por dentro da estrutura e a impermeabilização torna-se ineficiente.

Calhas e telhados:
Deve-se fazer a manutenção e limpeza das calhas e telhados frequentemente, evitando o entupimento das calhas e consequente acúmulo de água. As telhas danificadas também devem ser substituídas.

Piscinas e reservatórios:
O rejunte das piscinas deverá ser substituído sempre que apresentar desgaste. Assim a água não penetra na estrutura. As grelhas também devem ser limpas periodicamente.

Mantenha a manutenção sempre em dia e antes de instalar qualquer novo elemento em uma superfície já impermeabilizada, consulte um especialista.

COMPARTILHE: