1 de abril de 2019

Umidade x Decoração

Encontrar manchas de mofo nas paredes ou ter que conviver com o cheiro de umidade em alguns ambientes da casa é algo bem incômodo.

Além de prejudicar a estética e a estrutura do imóvel, a umidade e a proliferação de mofo também podem causar danos à saúde.

A umidade é proveniente de inúmeros fatores e é importante identificar a
causa. As possíveis soluções podem envolver intervenções na estrutura do imóvel, mas existem alguns recursos que podem ser utilizados na hora de amenizar e prevenir os efeitos da umidade em casa.

O primeiro passo para evitar qualquer tipo de infiltração é garantir que o imóvel receba uma boa impermeabilização. O processo de impermeabilização deve ser aplicado em todos as partes da construção que possam entrar em contato com a água ou solo úmido, como paredes externas, lajes, fundações, vigas, contrapiso, áreas molhadas e muros de arrimo.

Outro ponto importante é prever, seja em um projeto de construção ou de
reforma, a inclusão de janelas e aberturas suficientes que promovam uma
ventilação cruzada, renovando o ar e permitindo a entrada da luz do sol.
Identifique os ambientes onde os focos de umidade sempre aparecem e avalie a possibilidade de trocar as janelas existentes por modelos mais amplos.

Não adianta gastar um dinheirão com materiais de acabamento caros e sofisticados, se não houver um cuidado na hora de cuidar a impermeabilização. O que fica por trás das paredes é tão importante quanto um bom acabamento, pois é a garantia de que o seu investimento em peças de mobiliário (ex. móveis embutidos ou planejados), decoração (ex. molduras e tetos em gesso) e acabamentos (ex. mármore nos pisos, texturas nas paredes externas e etc) não sejam danificados pela umidade e o mofo.

Para mais dicas e informações, acesse dryko.com.br.

DRYKO, a melhor defesa contra a umidade.

COMPARTILHE: