18 de outubro de 2019
Tipos de fundações
Continuando a nossa série sobre fundações, vamos falar um pouco sobre sua variedade. Os tipos de fundações diretas mais comuns são:
Sapata Isolada
Recomendada para terrenos com solo firme, possui boa resistência. O peso da edificação é transmitido para as colunas que, por sua vez, transferem o peso para as sapatas, que distribuem para o solo. Geralmente as sapatas isoladas têm a base quadrada ou retangular e o topo pode ser reto ou piramidal.
Sapata Corrida
É uma fundação superficial muito utilizada na construção de casas com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas. Sua estrutura contínua de concreto armado fica abaixo das paredes, se assemelha à viga baldrame, mas suas dimensões de largura e altura são geralmente maiores. O peso da construção é transferido para as colunas e depois distribuído linearmente para o solo.
Radier
Essa fundação rasa é recomendada para solos com baixa resistência. O radier basicamente é uma placa de concreto armado ou protendido, que fica abaixo da casa e em contato direto com o solo. Nesse tipo de fundação a casa é construída logo acima dele e o peso (carga) dela é distribuído de forma uniforme para o solo.
Viga Baldrame
Localiza-se abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção, conectando as sapatas isoladas para distribuir melhor os pesos. Também contribui para melhor travamento das colunas ou dos pilares.
Fique ligado para mais informações no nosso próximo post.
Com DRYKO não tem tempo ruim.