10 de novembro de 2020
Telhados Verdes
Telhados verdes são uma solução cada vez mais utilizada para garantir uma melhor qualidade do ar, reduzir o fenômeno conhecido como ilha de calor, e minimizar o problema das enchentes, graças a retenção de água da chuva.
Elas podem tornar as grandes cidades mais agradáveis e saudáveis para se viver. Além da estética agradável, estas áreas ajudam no controle da poluição, melhoram o conforto térmico e acústico na edificação, aumentam a umidade do ar em todo a vizinhança e ajudam na proteção de espécies animais e vegetais.
Caso tenha decidido usar a ideia, saiba que é imprescindível realizar a impermeabilização de toda a área para garantir a estanqueidade da estrutura e a segurança dos moradores da edificação.
A determinação da impermeabilização e os tipos de plantas que serão ideais para cada tipo de área deve ser feita em conjunto com um engenheiro e um paisagista.
A escolha do sistema impermeabilizante deve contar com um biocida em sua formulação para que as raízes das plantas não danifiquem a impermeabilização.
Os cuidados para a impermeabilização de uma cobertura verde não diferem muito dos utilizados para a impermeabilização de uma laje.
Ou seja:
– Preparação da superfície.
– Caimento de 1% em direção aos pontos de escoamento de água.
– Ralos, tubos emergentes e outras peças deverão estar bem fixadas.
– Bordas e sobreposições devem ter atenção redobrada.
A Impermeabilização de uma área de cobertura verde deve contar com as seguintes camadas:
– Laje
– Regularização
– Primer
– Impermeabilização
– Camada separadora
– Proteção mecânica
– Camada drenante
– Camada filtrante
– Terra vegetal
– Plantas