27 de maio de 2019
Seu primeiro imóvel
Comprar o primeiro imóvel é um grande passo e sempre gera muitas expectativas.
Essa decisão é muito importante e precisa ser feita com muita atenção.
Escolha primeiro a localização. É a partir dai que o processo se incia. Com a localização em vista, faça pesquisas.
Se a região já é familiar para você, e já conhece os prós e contras da região, agora é só buscar o imóvel que se encaixa mais nas suas necessidades.
Se está migrando para uma região nova, faça pesquisas. Converse com seus futuros vizinhos para conhecer melhor a região e não ser surpreendido. Conveniências como farmácia, mercado, hospitais e transporte público perto devem ser consideradas.
A próxima premissa é decidir sobre o tipo de imóvel. Novo ou Usado.
Se você tem um prazo para mudar, o ideal é optar por um imóvel já pronto. Existem muitas ofertas no mercado, mas analise bem antes de se comprometer. Alguns imóveis já tem alguns anos de existência e isso pode acarretar em despesas não programadas, como atualização do sistema elétrico, sistema hidráulico, telhado, e outras pequenas reformas. Considere tudo isso antes de se decidir pelo imóvel. Se possível, leve com você um profissional (engenheiro ou arquiteto, ou ainda um pedreiro de sua confiança)
Com a localização e o imóvel definidos, agora é hora de verificar a documentação do imóvel.
Contrate um corretor de imóveis para auxiliar você. Ele é especialista e vai tornar o processo de compras mais tranquilo e seguro.
Analise atentamente se está tudo regularizado. Isso pode gerar custos, mas é melhor gastar um pouco agora do que ser surpreendido com alguma interdição no futuro.
Tudo decidido. Restou agora definir a forma de pagamento.