21 de fevereiro de 2020

Segurança do trabalho

O Brasil infelizmente é um dos países em que mais ocorrem acidentes de trabalho no mundo: são mais de 700 mil por ano. E esse dado é bastante preocupante.

Vamos falar um pouco sobre esse tema tão importante e dar a você algumas informações fundamentais sobre a segurança no trabalho.

Segurança do Trabalho é coisa séria

Mais do que um grupo de profissões voltado ao cuidado do trabalhador, a Segurança do Trabalho é uma ciência que estuda a ocorrência de acidentes de trabalho buscando uma forma de preveni-los e de proteger a saúde e o bem-estar do trabalhador.

Para realizar essa função, a Segurança do Trabalho envolve o conhecimento de áreas como medicina, engenharia, enfermagem, estatística e epidemiologia, desenvolvendo diversas tecnologias, como os EPI (equipamentos de proteção individual).

Equipe da Segurança do Trabalho

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), regulamentados pela legislação trabalhista, são compostos por médico especializado em medicina do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança do trabalho e auxiliar de enfermagem. Desse modo, forma-se uma equipe multidisciplinar capacitada para abordar qualquer questão relacionada à Segurança do Trabalho.

É importante dizer que os profissionais exigidos no SESMT da empresa dependem do número de funcionários e do grau de risco que aquela produção tem para o trabalhador. Por exemplo: empresas com risco grau 2 e mais de 1.000 funcionários precisam de um médico e um engenheiro em tempo parcial e um técnico de segurança do trabalho e auxiliar de enfermagem em tempo integral.

A regulamentação por leis

Com 36 normas regulamentadora (NRs) e diversas portarias, decretos e leis complementares, a legislação trabalhista brasileira determina como a segurança do trabalho deve ser posta em prática em cada tipo de empresa.

Nesses textos estão descritas também as penalidades e multas que as empresas sofrerão caso não cumpram as exigências necessárias.

Investir em Segurança do Trabalho é fundamental

Talvez esse tipo de gasto pareça desnecessário ou custoso à empresa. Mas é importante que a companhia tenha consciência de que uma boa gestão em Segurança do Trabalho garante que sua mão de obra estará saudável para produzir de maneira eficiente, reduzindo as faltas por problemas de saúde, o pagamento de indenizações e o número de acidentes e afastamentos por licenças médicas. E mais: multas e outras penalidades são evitadas.

Portanto, os gastos são compensados, inclusive aumentando a produção e o lucro, além de valorizar e aumentar a credibilidade da empresa.

COMPARTILHE: