14 de novembro de 2019
Patologias na construção civil
Uma patologia na construção civil acontece quando uma construção apresenta defeitos ou quando não atende mais aos requisitos básicos de uma obra. Ou seja, esse termo está consolidado no setor de reabilitação e conservação de edificações.
Caso algum edifício apresente imperfeições e não esteja atendendo adequadamente a algumas de suas funções, é necessária a realização de um conserto. Assim, o reparo de uma patologia possui a finalidade de recuperar a utilidade inicial.
Efetuar inspeções, avaliar as estruturas e diagnosticar a patologia na construção civil são tarefas que precisam ser feitas de maneira periódica. Dessa forma, os resultados e as ações de manutenção precisam cumprir de maneira efetiva a recuperação da construção.
Causas da patologia na construção civil
Uma patologia na construção civil geralmente ocorre devido a uma série de fatores. As degradações que podem atingir uma construção basicamente são:
- erosões;
- reações químicas;
- variações de temperatura;
- vibrações e corrosão.
Um dos fatores que mais contribui para a patologia é o fenômeno da corrosão das armaduras do concreto armado, que colabora bastante para a degradação de edificações.
No próximo post vamos falar um pouco mais sobre as principais patologias na construção civil e como evitá-las. Não perca!
Com DRYKO, não tem tempo ruim.