23 de setembro de 2020
Os tipos de manutenção predial
No post de hoje vamos falar sobre manutenção em prédios, seus tipos e sua importância.
A ABNT estabelece que manutenção é “o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender às necessidades e segurança dos seus usuários”.
Existem 3 tipos de manutenção predial.
A manutenção preventiva, feita antes da necessidade de reparos, está relacionada à elaboração de atividades que ajudem a conservar a funcionalidade do edifício
A manutenção corretiva tem a ver com a correção de erros e desgastes nas máquinas, nas instalações e nos equipamentos. É uma manutenção que reage a uma situação problemática, por isso tem um custo mais alto.
Já a manutenção preditiva possui características dos dois tipos anteriores. Ela começa em uma situação de correção e passa a avaliar regularmente os equipamentos e as instalações para garantir sua funcionalidade. É um tipo de manutenção predial de custo baixo e exige menos trabalho que a corretiva.
Os serviços do planejamento preventivo:
– inspeção de áreas comuns, de sistemas de segurança, de equipamentos, assim por diante;
– inspeção de instalações elétricas e hidráulicas;
– verificação de elevadores, instalações de gás e a integridade da cobertura.
As vantagens desse tipo de manutenção são o aumento da vida útil dos equipamentos e instalações, a redução nas paradas e atividades corretivas, a diminuição de riscos e acidentes, além dos custos menores.
No próximo post falaremos sobre as manutenções corretivas e preditivas. Não perca!