28 de janeiro de 2021

Gesso ou reboco: o que é melhor usar?

São muitas as alternativas de materiais e métodos utilizados na construção civil. Por isso, quem pretende construir pode achar complicado escolher a melhor opção.

Quando o assunto é acabamento de parede, há duas alternativas mais frequentes: o reboco comum, com massa de cimento, e o gesso, que tem sido muito usado na substituição do reboco.

Reboco comum

É o método mais utilizado e usa materiais tradicionais como massa de cimento e areia. Tem como vantagem ser mais resistente, inclusive à água, e pode ser aplicado interna e externamente, além de ser muito durável.

A desvantagem fica para o custo final, já que envolve também massa corrida para acerto da parede e a pintura.

Gesso

O uso do gesso em substituição ao reboco comum é uma alternativa indicada para muitos casos e apresenta algumas vantagens, como rapidez na aplicação, economia de tempo, possível diminuição de custo e bom acabamento da parede.

Aditivar o gesso com o DRYKOFIX CHAPISCO ajuda a melhorar a impermeabilidade do material, tornando-o mais resistente à água. Mas optar pelo gesso ainda requer cuidados, pois é um material bastante sensível à água. Por isso deve ser utilizado em locais secos e bem protegidos contra umidade, chuva e outras formas de contato com água. Isto é, ele não pode ser aplicado em paredes externas nem pode ser lavado. E mais: o gesso é menos resistente que o reboco comum.

O uso de um ou outro acabamento na parede depende de muitos fatores que devem ser considerados no projeto.

COMPARTILHE: