8 de novembro de 2019

Estoque de materiais – Organização e Limpeza

A forma como você organiza o depósito de material tem tudo a ver com a segurança, produtividade e economia no canteiro de obras. O problema é que, às vezes, essa gestão é deixada de lado, comprometendo – e muito! – o andamento do projeto.

Veja algumas dicas para melhorar o armazenamento de itens, priorizar a praticidade no dia a dia e aumentar a segurança dos colaboradores.

Local apropriado

Escolher um local estratégico para as operações é fundamental. Assim, você não perde tempo hábil com deslocamentos em vão.

Limpeza, iluminação e ventilação também são importantes. Lugares bem higienizados, iluminados e arejados contribuem para a manutenção adequada dos materiais.

Administração de materiais

Pense sobre o posicionamento dos materiais. Há aqueles que podem ser mantidos em áreas externas, sem nenhum tipo de cobertura, e outros que precisam de uma proteção. Existem ainda os que devem ser empilhados, enfileirados e os que não devem manter contato direto com o solo.

Faça um planejamento do espaço disponível para o armazenamento indicado de cada item do estoque. Considere também quantidades, datas de validade, altura máxima de empilhamento, posição do sol e possibilidades de chuvas ou vazamento.

Adequação da estrutura

Para manter tudo no lugar a estrutura escolhida para o armazenamento de materiais precisa ser bem pensada em relação à distância do ponto focal e à logística de transportes. O depósito deve oferecer segurança, praticidade e conservar bem os produtos e equipamentos.

Os locais úmidos, quentes ou empoeirados, por exemplo, podem causar danos ao estoque. Mofo, rachaduras e ressecamento são avarias bem comuns. Fique de olho!

Acesso e demanda

Os materiais com maior saída são os que devem ser acessados mais facilmente. Além disso, pense no posicionamento para os itens que necessitam de cuidados posteriores, como cortes, ajustes e polimentos. Materiais como tubos de PVC, fios, cabos e vergalhões de aço são exemplos comuns de recursos que devem estar próximos de mesas e bancadas.

Vale lembrar que vários materiais são utilizados em diferentes etapas da obra. Planeje a compra segundo o cronograma do projeto. Isso evita que peças para acabamento ocupem um espaço que poderia ser usado para outros produtos.

Não se esqueça que podemos contar com o auxílio da tecnologia para melhorar o processo de gestão como um todo. Os softwares especializados proporcionam maior controle do início ao pós-obra.

Um bom planejamento faz sempre toda a diferença. E contar com os produtos da DRYKO na hora da impermeabilização também.

Com a DRYKO não tem tempo ruim.

COMPARTILHE: