16 de noviembre de 2021

Chuvas x Impermeabilização: cuidados essenciais

blog chuvas

Com o verão e a época de chuvas chegando, é hora de ficar mais atento aos problemas causados pelo excesso de água e umidade: infiltrações, rachaduras, pintura descascada, mofo. Preparamos uma lista com itens básicos aos quais você precisa prestar atenção agora para curtir o verão tranquilo.

Benefício compensa o custo

Além de desgastar as estruturas do imóvel e deteriorar revestimentos e móveis, a umidade pode provocar problemas de saúde (respiratórios, principalmente) e ainda depreciar o valor do imóvel.

Apesar desses problemas serem bastante comuns e bem conhecidos, a impermeabilização ainda não é um hábito entre os brasileiros. Por aqui ainda não temos a cultura de evitar problemas na obra e sim de procurar solucionar os efeitos, que aparecem, principalmente, na estação chuvosa.

Para evitar futuras dores de cabeça, o correto é se preocupar com a impermeabilização já na fase de construção. Estudos indicam que os custos com impermeabilização previstos em uma obra residencial correspondem a cerca de 1% a 3% do orçamento total, enquanto os gastos decorrentes da má impermeabilização, ou de sua ausência, podem superar os 10%.

Problemas causados pela umidade

  • Surgimento de manchas, bolhas, mofos; 
  • destacamento do revestimento; 
  • infiltração de água; 
  • escurecimento de rejuntes; 
  • trincas e goteiras.

Num quadro mais grave, pode-se chegar até à condenação da estrutura do imóvel. Isso ocorre porque as fissuras e trincas causam infiltração de água e gases agressivos ao concreto, gerando problemas como corrosão de armaduras que, por sua vez, provocam maiores trincas, agravando a situação da estrutura do concreto.

6 medidas práticas para identificar (e evitar) problemas

  1. Faça um bom projeto, que inclua a impermeabilização no início da obra;
  2. As infiltrações não aparecem de um dia para o outro. Elas surgem aos poucos. Por isso, o recomendado é realizar uma verificação periódica das superfícies. Ao primeiro sinal de problema, providencie a manutenção, evitando que os efeitos se tornem mais graves;
  3. Importante: contrate um profissional habilitado para identificar os problemas existentes e definir corretamente qual o produto mais indicado para cada necessidade;
  4. A aplicação de produtos com qualidade reconhecida e que atendam as normas técnicas existentes é fundamental para se obter um resultado satisfatório;
  5. O profissional responsável pela aplicação do produto também deve ter conhecimento técnico para tal atividade, desde o preparo da superfície até a aplicação do material;
  6. Faça uso adequado da edificação, respeitando o projeto de construção.

Soluções para cada necessidade

Mais do que garantia de conforto, a impermeabilização aumenta a longevidade do imóvel e pode evitar o impacto causado por reformas, inclusive contribuindo com a sustentabilidade.

A DRYKO Impermeabilizantes oferece um portfólio amplo de soluções para diversas áreas da construção, inclusive paredes externas. Na seção de Produtos do site você encontra a descrição detalhada das soluções e suas aplicações.

COMPÁRTELO: