20 de agosto de 2020

Concreto aparente como ferramenta de design

O concreto aparente é um ótimo recurso que pode trazer charme e elegância para os mais diversos tipos de ambientes. A ideia é deixar à vista o concreto componente da estrutura das construções.

Sem revestimentos e materiais de acabamento, o resultado estético é muito bonito. Atualmente, o concreto é aplicado em diversos espaços, urbanos ou rurais, e se tornou elemento famoso de decoração.

Originalmente, o concreto deveria ser apenas coberto por outros materiais para acabamento. Entretanto, seu tom cinza tem tudo a ver com locais contemporâneos, podendo ser aplicado em paredes inteiras, pisos, colunas, lajes, fachadas e muito mais.

Junto da rusticidade, do minimalismo e da singularidade, o concreto aparente é um dos traços mais usados para proporcionar descontração, aspectos fabris e neutralidade.

Vale lembrar que o concreto aparente não é o mesmo que cimento queimado, apesar de serem semelhantes.

O cimento queimado é um revestimento feito com argamassa especial e possui visual mais polido e brilhante. Já o concreto aparente é uma técnica construtiva, com direito a todas as imperfeições durante o processo de colocação nas formas e de endurecimento.

Onde usar

O concreto aparente pode ser aplicado em qualquer estilo e fazer parte de projetos residenciais ou corporativos. As únicas limitações são as formas de aplicação e a manutenção.

Em ambientes internos domésticos, o concreto pode aparecer principalmente em paredes e forros para efeitos de amplitude, deixando o projeto diferenciado. Com uma decoração personalizada e com mobiliário de qualidade, é possível transformar inteiramente o ambiente, disfarçando qualquer problema em relação às características mais grosseiras e inacabadas do concreto.

Já em ambientes corporativos e comerciais, o concreto aparente é muito utilizado em pisos e paredes para deixar o ambiente mais industrial. Nesse caso, a decoração também é um recurso marcante para deixar o negócio com o estilo da empresa.

Quando falamos em áreas externas, esse material pede mais atenção, já que nem sempre é fácil propor traços que combinem com a estética e que não deem a impressão de estarem inacabados. Para esses projetos, o mais indicado é apostar em um estilo mais moderno, reto e minimalista, conferindo, assim, características cruas e sofisticadas.

Áreas úmidas e molhadas, como os banheiros, também podem contar com essas aplicações, mas com bastante cuidado. É preciso evitar produtos químicos, xampus e sabonetes, além da questão da segurança, pois o piso é mais escorregadio.

Finalmente, o concreto pode ser utilizado para compor o ambiente de forma mais discreta. Aplicado em colunas, escadas e móveis, como aparadores e bancadas, se misturam a qualquer estilo e dão uma nova cara ao ambiente.

E, para a impermeabilização ser um sucesso e não dar dor de cabeça no futuro, conte com DRYKO Hidrorrepelente Acqua.

Com DRYKO, não tem tempo ruim.

COMPARTILHE: