30 de janeiro de 2021

15 passos para impermeabilização perfeita de áreas molháveis.

As áreas molháveis são aquelas que estão em contato frequente com água, como cozinhas, áreas de serviço, banheiros, etc. Para evitar que a água danifique esses locais, é necessário ter muita atenção com a impermeabilização e a escolha dos materiais que serão utilizados.

DRYKOPREN PRETO é uma emulsão asfáltica composta por asfaltos especiais, que possui carga mineral e resina elastomérica diluída em água. Essa formulação o torna eficaz para a impermeabilização de áreas com grande exposição à água.

Ele é indicado para banheiros, cozinhas, áreas de serviço, terraços e sacadas, e proporciona uma membrana de alta impermeabilidade em poucas demãos. Além disso, tem baixo custo e a aplicação não requer técnicas ou ferramentas especiais.

Porém, para que a impermeabilização seja realizada com perfeição, são necessários alguns cuidados.

A superfície a ser tratada deve estar limpa, sem poeira, óleo ou partículas soltas. É preciso respeitar o tempo de secagem entre as demãos, que varia de acordo com o clima, ler com atenção o rótulo da embalagem e seguir corretamente as indicações da DRYKO Impermeabilizantes para o uso do produto.

Acompanhe o passo a passo da aplicação do DRYKOPREN PRETO em um banheiro:

Materiais necessários: broxa, desempenadeira, bloco de espuma, estilete, colher de pedreiro, trincha, impermeabilizante, tela de poliéster, argamassa.

EPIs obrigatórios: capacete, luvas, óculos e avental.

  1. A superfície que receberá o produto deve estar regular. Essa regularização deve ser feita com caimento mínimo de 0,5% em direção aos pontos de escoamento de água e a camada deve estar perfeitamente aderida ao substrato. Por isso, é necessário limpar e molhar o concreto antes de aplicar a argamassa.
  2. A argamassa deve receber acabamento desempenado, com espessura mínima de 2 cm. Use uma régua ou uma desempenadeira para conseguir esse resultado.
  3. Áreas críticas, como os rodapés, precisam de um cuidado maior. Antes de aplicar o impermeabilizante, umedeça essas regiões e realize o arredondamento dos cantos, aplicando argamassa com uma colher de pedreiro.
  4. Outra região que merece muita atenção é o entorno dos ralos. Umedeça a superfície e realize o rebaixo dos ralos eliminando, todos os cantos vivos.
  5. Finalize o arredondamento dos cantos limpando o excesso de argamassa com uma esponja.
  6. Agora, prepare a tela estruturante de poliéster que será aplicada em ralos e rodapés. Esse procedimento é importante para elevar a resistência do sistema impermeabilizante às movimentações. Com a ajuda de um estilete ou tesoura, corte um pedaço da malha de tamanho suficiente para cobrir os pontos mais críticos. Guarde a tela para aplicá-la mais tarde. Para aplicar a malha nos ralos, você deve fazer vários cortes diagonais, em forma de pétalas.
  7. Antes da primeira demão do impermeabilizante, dilua o produto em até 15% de água, mas atenção: somente a primeira demão da emulsão asfáltica pode ser diluída.
  8. Sobre a superfície limpa e seca, aplique o produto na região dos ralos com broxa, trincha ou pincel.
  9. Sobre a emulsão recém-aplicada, coloque a tela previamente cortada.
  10. Sobre a tela, aplique mais uma camada de impermeabilizante, sem diluição, até que ela fique totalmente coberta.
  11. O mesmo procedimento realizado no ralo deve ser feito nos rodapés. Portanto, coloque a tela de poliéster entre duas camadas do impermeabilizante. O produto deve ser aplicado em uma faixa de 10 cm no piso e de 10 cm na parede.
  12. Após o tratamento das regiões críticas, se inicia a aplicação do impermeabilizante. Em banheiros, é importante aplicá-lo em todo o piso e nas paredes até 1,2 m de altura no box e nas demais paredes 20 cm acima do piso acabado. Para a primeira demão (imprimação), no boxe de chuveiro, pode-se utilizar a emulsão diluída em 15% de água limpa.
  13. Após a secagem – o que pode levar cerca de quatro horas – aplique a segunda demão de forma cruzada em relação à primeira.
  14. Espere novamente a secagem antes de aplicar a terceira demão de impermeabilizante, mais uma vez, de forma cruzada.
  15. Terminada a secagem completa (72 horas), faça o teste de estanqueidade. Coloque uma lâmina de água de aproximadamente 5 cm de altura sobre a superfície e aguarde pelo menos 72 horas.

DRYKO, a melhor defesa contra a umidade.

COMPARTILHE: